quinta-feira, 30 de agosto de 2012

5 dicas para trabalhar com Design

Achamos um post bem legal no Designer Daily, site gringo famoso sobre Design, que se chama
"5 Dicas do que perguntar ao seu cliente antes de criar para ele"

Resolvemos traduzir e postar aqui pra, pra vocês terem algumas ideias do tipo de trabalho que um designer desenvolve.


Designers gráficos tem potencial para trabalhar com artes, imagens, cores e layouts. Seja para desenvolver um poster perfeito ou o logo certo, podemos encontrar maneiras de extrair a informação mais próxima do que vem a nossa mente e do que vai acarretar em vendas para os nossos clientes.

Mas, mesmo sendo bons no que fazemos, temos nossos limites. Não se cria do nada, precisamos entender o que estamos prestes a fazer e precisamos saber o que nosso cliente realmente precisa e quer ver no final. Então, antes de embarcar em um projeto, designer gráfico, aqui estão cinco perguntas que você precisa fazer ao seu cliente.

1. Qual o produto?
Esta será a base de todo o projeto. Você precisa saber o que supostamente será comunicado. O produto está inserido no mercado de alimentos e congelados? Ou será um eletrônico? Será um produto físico ou um serviço? Peça ao seu cliente para ser o mais específico possível nas definições, garanta que você entendeu o que é o produto ou continue perguntando até entender. Será melhor parecer confuso e denso no começo do que errar algo tão fundamental no fim do trabalho.



2. Qual é a mensagem? Design Gráfico é tão importante em marketing porque é comunicativo. Por tanto, você saber o que deve ser comunicado a quem vê seu trabalho. O produto comemora ou simboliza alguma coisa na vida cotidiana do consumidor? O produto ou serviço será algo novo a ser colocado no mercado ou já existe alguma concorrência para o público alvo escolhido? Pergunte ao seu cliente como quer que a mensagem seja passada para o consumidor final. Será que eles gostariam de mais informação textual ou mais imagens? O cliente precisa te dizer o que ele vai fazer para vender o produto e como o seu design vai ajudá-lo nisso.

3. Quais são as especificações? Clientes, especialmente aqueles que já tiveram experiência com designers ou que já tem uma marca estabelecida, terão algumas especificações pra você de antemão. Pode ser que seja uma gama específica de cores, a integração de uma determinada tag ou mesmo o uso de um logo. Será que eles gostariam de algo mais alinhado com a imagem que a empresa já tem ou algo mais ousado que chame mais a atenção? Se você estiver lidando com um produto físico pode ser que eles queiram que o produto apareça de bom modo em suas embalagens. Saber exatamente quem é o público alvo também será bom pra você pra que possa criar imagens que estejam dentro do universo deles.



4. Quem é o concorrente? Depois de seguir os passos acima, você descobrir o que foi que o pessoal marketing planejou para posicionar o produto ou serviço em questão. Esse plano é o que ele chamam de Estratégia de Marketing. Um dos fatores que influenciam a decisão desse pessoal é a atuação da concorrência. Peça ao seu cliente para dar o nome de um dos seus maiores concorrentes e pesquise sobre ele. Quais os produtos ele comercializa? Que tipo de comunicação ele usa? Você saberá assim o que evitar, o objetivo do seu cliente é se diferenciar da concorrência, ajudando a triar a ideias que você terá. Olhar o produto e o movimento da concorrente ajudará você a entender também o produto e o posicionamento do seu cliente, especialmente se for uma empresa nova. O que já existe no mercado pode ser mais familiar pra você.

5. Quando é a data de lançamento? Pode ser um pouco redundante essa pergunta porque seu cliente te dará uma deadline (data de término). Mas talvez seu cliente não sabe exatamente quanto tempo você precisa pra fazer o que foi pedido, podendo te dar um prazo muito curto ou muito próximo da data de lançamento. Você deve saber melhor que ele o tempo que precisa. Saber a data de lançamento irá ajudá-lo a calcular o tempo que tem para terminar o projeto.
Design Gráfico é uma profissão criativa que permite muita autonomia e liberdade. Mas nunca devemos esquecer que o objetivo é entregar uma projeto para um cliente, portanto, não devemos assumir nenhum conhecimento sobre as necessidades e desejos de um cliente. Seja comunicativo e deixe seu cliente perceber que você quer atender a necessidade dele. A relação comercial entre vocês tende a ser próspera desta maneira.



Este texto é da Celina Conner. e foi traduzido por Laura Latorre

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