segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fela Kuti e o Afrobeat


Um dos grandes ritmos em voga no cenário mundial é o Afrobeat. Esta onda sonora nasceu das ideias de um nigeriano de classe média chamado Fela Kuti nos anos 70. Kuti se engajou politica e socialmente se tornando um expoente cultural de alto teor simbólico.



Cheia de Altos e Baixos, a história de vida de Fela começa em Setembro de 1938 em Abeokuta, no estado de Ogun, na Nigéria. De família ativista e de classe média, Fela teve seu primeiro contato profissional com a música em Londres, onde formou sua primeira banda. O sucesso os levou aos Estados Unidos onde entraram em contato com diversas motivações e conflitos políticos. Lá ele teve a oportunidade de conhecer música outras vertentes de musica negra, o Jazz e o Soul, que acabaram influenciando sua música, que já tinha base na raiz nigeriana. Foi lá também que ele conheceu a resistência política e o tomou consciência de que de fato havia uma exploração sendo feita na sua terra natal.

Ele lançou 70 álbuns, teve 27 esposas, criou um centro de resistência política e ainda espalhou sua música pelo mundo. Uniu em sua



Setembro o mundo comemora o aniversário de Fela, em rasão de todas as conquistas que ele obteve. Recentemente foi relançada a biografia dele, escrita por Carlos Moore com a autorização de Fela em vida.

Fica aqui nossa sincera homenagem ao homem e sua admirável grandeza.

Pra saber mais sobre a biografia de Fela, clique aqui

Capa do livro Fela - Esta Vida Puta, de Carlos Moore

Aqui o link pra ouvir um pouco da música dele.

Pra saber mais sobre a vida dele, um link pra Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário