segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Matéria do Enem - parte 1

Como todos sabem, o Exame Nacional do Ensino Médio, famoso Enem, está chegando. E ele não cobra dos alunos penas história, geografia e matérias comuns que agente aprende na escola, mas existem algumas questões, de múltipla escolha claro, que falam sobre atualidades e temas relacionados.

Achamos na Agência Grita São Paulo alguns tópicos que podem cair na prova. Além de fornecer os tópicos, vamos falar brevemente sobre eles, pra você não ficar por fora. São 15 tópicos ao total, vamos dividir em 3 posts com 5 tópicos cada.

1 - Rio +20


Baía de Guanabara

Em 1992 as Nações Unidas, também conhecida por ONU, realizaram uma convenção para falar sobre sustentabilidade e economia verde. Isso tudo porque exite uma preocupação mundial sobre a produção de lixo, de toxinas que podem (e ninguém diz que não vai) destruir ecossistemas .. bom, pra resumir, as Nações Unidas querem discutir o consumo de bens que sejam renováveis e não causem dano ao meio ambiente. Como exemplo a reciclagem, e todas aquelas coisas relacionadas que você já sabe. Não se desespere, aqui tá o site da Rio+20 e lá tá tudo explicadinho, fácil de ler.

A convenção discutiu o que o governo pode fazer pra tornar possível esse desenvolvimento, nas palavras deles "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável." Lembre-se que sempre que falamos sobre sustentabilidade estamos querendo dizer uma forma de produzir sem causar danos ao meio ambiente. Por exemplo: Energia Solar (que vem do sol) é uma forma sustentável de energia porque não precisa de nada pra existir além do Sol. A energia hidroelétrica (que vem da água, das usinas) causa dano ao meio ambiente porque desmata tudo que exite em volta do rio que é construída e depende das chuvas para existir.  pode ser considerada renovável, porque não acaba... se tiver seca ela diminui, mas ainda exite. O petróleo uma fonte não-renovável porque ele acaba. Tem muito petróleo ainda pra ser extraído no mundo, mas ele vai acabar uma hora.

usina solar greenpeace
Usina solar.

A convenção teve caráter diplomático e político. Os resultados da convenção ainda estão sendo processados, e serão projetos de lei discutidos dentro do Brasil e em países membros da ONU, além de uma série de manuais e documentos que começam a compor leis e projetos para que a economia sustentável esteja cada vez mais presente no nosso dia a dia.

2 - Conflitos no mundo Árabe.




A arábia é uma região do mundo que sempre foi marcada pela forte religiosidade e governos opressores. O mundo islâmico é, em teoria, fechado ao mundo ocidental. Sempre foi politica e economicamente fechado ao ocidente, desde que entraram em guerra com a Europa durante o final do Império Romano, num tempo bem distante da história atual.


A histórias dos diversos países que compõe o que chamamos de Arábia tem em comum que sempre tiveram  governos fortes e regimes políticos atrelados a sua religião. O que está acontecendo no mundo Árabe atualmente é que estas formas de governo, ligadas ao exército e á igreja, estão causando a revolta do povo. Muito se fala em Primavera Árabe. Isso é porque existiu a Primeva dos Povos na Europa. Foi assim,  por volta de 1800, junto com a Revolução Francesa e  outros conflitos de cunho libertário, contra o regime do Absolutismo adotado por muitos reinos, as nações europeias começaram a se formar e se tornaram Repúblicas ou Parlamentos, mas partiram para um regime em que o Povo tinha poder de participar mais ativamente da vida política. Um pouco parecido com o que temos hoje no Brasil.


Os conflitos chamam a atenção do mundo porque mostram uma mudança que os aproxima de nós. E também porque a Arábia é grande produtora de petróleo. A guerra no país deles altera o preço do petróleo para o mundo, afinal eles foram os primeiros a exportar a matéria-prima e ainda hoje são grandes competidores com países como o Brasil, pro exemplo, que já exporta petróleo. Pra entender tudo, preste bastante atenção aos países que mais mais precisam de petróleo, ou seja, veja quando estiver lendo sobre isso os países que precisam queimar carvão ou petróleo para ter suas indústrias funcionando, os países que produzem ou não petróleo em seu território.

Mais aqui, aqui e aqui


3- Monteiro Lobato



Quando o assunto é polêmico, pode ter certeza que ele vai aparecer em algum vestibular. Já faz um tempo que existem certas discussões a cerca do conteúdo da obra de Monteiro Lobato. Alguns livros do autor incentivam comportamentos racistas e sexistas. A nova crítica, que quer reformular o sistema de ensino brasileiro, acredita que algumas obras do clássico escritor brasileiro deveria ser retirada do alcança de circulação. Ou quem sabe do alcance de crianças, que são as mais interessadas nos títulos.


Os títulos mais recentes que foram alvo de discussão são "As Caçadas de Pedrinho" e "Negrinha". Os defensores da circulação da obra falam que isso não está explícito, que é uma percepção de adultos e não de crianças. Segundo esses defensores, o livro mantém seu caráter infantil e fantasioso, ainda sendo uma leitura agradável para crianças.


Lobato teve uma vida marcada por polêmicas e escândalos. Hora se colocava revolucionário, hora conservador. O fato é que ele foi umas das pessoas que mais escreveu literatura infantil na América Latina. Ele escrevia com frequência em jornais e acabou abrindo duas editoras.

4 - Usina de Belo Monte



A polêmica em torno da Construção da usina de Belo Monte no Bacia do Rio Xingo (AM/PA, Brasil) dura mais de 20 anos. Entre idas e vindas, a Usina hoje é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - do Governo Federal. Alvo de intensos debates desde 2009, quando a primeira proposta foi recusada. A polêmica gira em torno do impacto que ela vai causar na região, que é um parque de biodiversidade (tem muitas plantas e animais raros).


Já foi aprovada uma liminar para a construção da usina, isto é, alguns parlamentares que são a favor da construção já conseguiram que não seja considerado crime a construção da usina.

5 - Lei da Ficha Limpa


A nova lei que aprovada em câmera garante certos direitos aos contribuintes, mas por outro lado ela fere alguns diretos dos candidatos. Para que um Político tenha a Ficha Limpa ele precisa passar por uma avaliação e dar explicações sobre alguma coisa, se preciso for. Mas o fato é que não é um simples "atestado de antecedentes criminais" mas uma verdadeira revista econômica pra ser aprovado pela lei. Claro que nada é divulgado, apenas o resultado.

Aqui um texto que é contra a lei da ficha limpa

E esse vídeo, do governo federal, defendendo a aprovação da lei.


 Semana que vem postaremos sobre  Lei das Cotas, Crises e protestos da Europa, Comissão da Verdade, Lei de Acesso á Informação e Novas Tecnologias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário